sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Bicicletando o vale

Vários desejos / projetos culturais investigativos foram realizados durante o ano de 2014. Um novo-antigo que materializamos, juntamente com a querida companheira de longa data Fabi Menassi no mês de outubro, foi "explorar" solidaria e sustentavelmente parte do Vale do Ribeira, localizado na região sul do litoral paulista. E tivemos o prazer de fazê-lo em nossas amadas bicicletas...




A região recebe esse nome por ser estar na bacia hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape e está formada por municípios do estado de São Paulo e também do Paraná. Tem uma importância histórica inegável por ter sido uma das primeiras regiões do país a se "desenvolver". 


É também muito representativa por sua extensa área de preservação ambiental e por ter um percentual significativo da Mata Atlântica remanescente. Tem uma biodiversidade impressionante e abriga comunidades quilombolas, indígenas, caiçaras e imigrantes.







No curto espaço de tempo que tivemos - uma semana de recesso educativo - foi possível conhecer bastante histórias e manifestações culturais das localidades nas quais passamos. Expressões mais atuais como a produção de pontos de cultura e seus grupos, as propostas implementadas pelas instituições governamentais, etc, mas principalmente as ancestralidades, essas explícitas nas construções e também em alguns agentes cidadãos que lutam para mantê-las vivas e respeitadas - por exemplo os fandangueiros de Cananéia.






As cidades visitadas nessa inicial empreitada ciclística foram Iguape, Ilha Comprida, Cananéia e Registro - com uma passagem rápida por Pariquera-Açu. Nos mantivemos mais no centro urbano buscando colher informações básicas sobre as possíveis "riquezas" do entorno. 


E certamente nossa viagem continuará em breve por aquelas bandas, pois há muito mais para se descobrir em termos de Histórias e Culturas!

obs.: logo apresentaremos os registros audiovisuais da aventura - com especial destaque para o programa que estamos idealizando de nome "BICICLETAMOS!"